Libros que estoy leyendo

Khaled Hosseini - A Cidade do SolA cidade do sol de Khaled Hosseini,  médico afegão, nascido em Cabul, escritor também de O cazador de pipas, conta a historia de Mariam uma menina afegã natural de Herat, filha ilegítima de um próspero homen de negócios dessa cidade, a quem ama ja que Jalil, (seu pai) a visita uma vez por semana na kolba (cabana de campo rústica e simple) onde relegou a Nana, a mãe de Mariam, a fim de evitar a vergonha  para as suas esposas e filhos legítimos. aos 15 anos descobre as mentiras do seu pai, quando vai visitá-lo a sua mansãoDecepcionada e depois de dormir na rua a la entrada da casa do pai, volta para a kolba e ali encontra a sua mãe morta, aforcada. Seu Pai pega a menina a leva a sua casa e aos poucos dias Jalil a da em casamento a um suposto próspero sapateiro de Cabul.


 Ali enfrenta uma vida cheia de sacrifícios e maltratos propina-dos pelo seu marido que a obriga a vestir a burqa por enquanto o pais enfrenta os problemas da guerra depois de os soviéticos se marchar.
Em paralelo o autor conta a historia de uma familia vizinha  um casal e tres filhos, dois homen  os quais morrem  combatendo aos comunistas e soviéticos e uma menina de nome  Laila quem fica órfã e é abrigada na casa de Mariam ...


Linda historia onde o autor conta com maestria  e crueza a vida das mulheres afegã, as aberrações e atropelos as mais elementares direitos  das mulheres, particularmente no domínio dos talibãs e a destruição da guerra fratricida que envolve os diferentes grupos étnicos do pais 


O livro pode se baixar grátis do enlace seguinte:http://www.livrosgratis.net/download/89/Khaled-Hosseini---A-Cidade-do-Sol.html (Dica: use MegaUpload ao final do site logo espere 45 segundos e click o botão comum que vai se olhar depois dos 45 segundos)

********************************************************

O PRIMEIRO HOMEN, de Albert Camus:


Livro póstumo de Albert Camus no qual aborda os fatos da sua biografia, particularmente a importância do pai ausente desde criança por ter morrido na guerra. Relata grande parte da sua infância carente onde la figura da sua avó  predomina sobra a sua passiva mãe. Comovedor, destaco que alguns relatos me fizer-ão chorar. Coisa incomum em mim.

********************************************************

Arthur C. Clarke
2001 ODISSÉIA NO ESPAÇO


Excelente novela de ciência ficção que parte com um relato que da por certa a teoria da evolução (eu sou cético disso) e percorre sobre a base da intervenção de seres extraterrestres no percurso da historia humana até que esta descobre um extranho monólito na cratera Tycho da Lua. Apôs disso uma nave espacial vai tripulada por dois astronautas e mais  três em hibernação e um computador da ultima geração capaz de assumir todo o comando da nave. Este ente cibernético sofre uma psicose e tenta assumir o controle total da nave mais não consegue salvando-se só David Bowman quem tem que desmantelar o computador e segue adiante até Japeto, a lua de Saturno onde tem um encontro inesperado. Bom livro, mantem  ao leitor pregado a seu relato ate ao final.


********************************************************

Flávio Tavares
O DIA EM QUE GETULIO MATOU ALLENDE

Livro de grata e envolvente leitura. Partindo de uma expressão de Salvador Allende dita em uma conversa com o autor nas ruas de Shangai em setembro de 1954, após semanas do suicídio de Getulio Vargas (Presidente Brasileiro que se suicidou no día 24 de agosto dese ano); na qual ele disse “Me impresionó lo del suicídio. Não me sai da cabeça a historia de Vargas”, ele faz um ameno relato de eventos nos cuales ele participou na sua condição de jornalista ao interior particularmente dos círculos do poder do Brasil. Também cubre interessantes relatos acontecidos sobre a morte do Che Guevara e Troski, assim como la controvertida assunção de João Gulart na presidência do Brasil. Também escreve para nos lembrar alguns eventos marcantes de Charles De Gaulle.Inclui saborosos detalhes de Juan Domingo Perón como por ejemplo el supostamente rejuvenescedor “Per tônico” (tônico de Perón) que saiu a venta baixo seu auspicio, para concluir com ironía aquelas palavras de Shakespeare postas nos labios de Ricardo III quem ao ser derrotado disse “My kingdon for a horse” reflex ando nelo que a poderosa fortaleza do poder e muito frágil já que transar um reino por um cavalo é imposivel pois o ganhador não vai quer soltar a que tem baixo a sua bota, mais que mostra a ansiedade de trocar o maior pelo menor conservando a condição de rei ainda que agora não tenha reino. Allende acordou na madrugada do 11 de setembro de 1973 com a noticia da sublevação militar e tinha tido pena de Pinochet, seu leal General. falando”pobre Pinocho, a esta hora debe estar preso”. Qual seria a sua surpresa quando soube que ele estava na frente. O traidor não tinha que sair com a vitoria grátis, “sua tragédia se definia pela dor da traição, “Quieres el poder? Te ofrezco mi cadáver”, escreve Tavares.

Tudo o narrado  são acontecimentos verídicos nada é inventado ou fictício. 

No hay comentarios.:

Publicar un comentario